Força Nacional chega ao Rio Grande do Norte para conter onda de violência



O Rio Grande do Norte vive uma situação de crise na segurança pública desde a madrugada de terça-feira (14), quando diversos ataques criminosos foram registrados em pelo menos 19 cidades do estado. Os alvos foram prédios públicos, comércios, veículos e até um fórum de Justiça. A polícia suspeita que os atentados tenham sido ordenados por facções criminosas que atuam dentro e fora dos presídios.

Diante desse cenário, a governadora Fátima Bezerra (PT) solicitou ao governo federal o envio de agentes da Força Nacional de Segurança para reforçar o policiamento nas ruas e combater os criminosos. O pedido foi atendido pelo ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), que autorizou o envio de 220 policiais militares e 30 agentes penitenciários federais para o estado.

A primeira parte do efetivo da Força Nacional desembarcou na madrugada desta quarta-feira (15) na Base Aérea de Natal, junto com a governadora, que estava em Brasília. Outra parte chegou pouco tempo depois e mais policiais devem chegar nos próximos dias. Além disso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai dar apoio operacional nas estradas do interior do RN.

Segundo o ministro Flávio Dino, as tropas federais vão colaborar com as forças estaduais de segurança e podem ter o quantitativo ampliado caso seja necessário. Ele também afirmou que outras ações estão sendo providenciadas e serão anunciadas posteriormente.

Até o momento, a polícia já prendeu 25 suspeitos de envolvimento nos ataques e apreendeu armas de fogo, artefatos explosivos, gasolina, motos, carro, dinheiro e drogas. Um preso foi transferido da Penitenciária Estadual de Alcaçuz para um presídio federal de segurança máxima. As visitas nas penitenciárias do estado foram suspensas.

A população do Rio Grande do Norte espera que a chegada da Força Nacional ajude a restabelecer a ordem e a tranquilidade no estado, que já sofreu outras ondas de violência nos últimos anos por conta da disputa entre facções criminosas.


Postagem Anterior Próxima Postagem